Contento e esperança

Olá leitor! Se você chegou até aqui, talvez já tenha lido outros artigos dispostos no site. Saiba que isto é motivo de felicidade para mim. Espero, sinceramente, estar contribuindo. Pois bem, vamos à parte das “Músicas Otimistas”. “Acaso, encontraremos aqui o tema do Rocky Balboa”? Fantástico! É motivacional, entusiasmante… com certeza reunirei alguns desses temas famosos aqui para nos empolgar e carregar as energias. Contudo, abro esta sessão com um estilo mais particular, no intuito de aquinhoar o que é bom para mim. De certo que, a Música é tão vasta, que cada indivíduo poderia reunir a sua própria coleção de “pedras preciosas”, valendo-se da sua própria apreciação. Neste ínterim, desobstruo a passagem pedindo licença, para, tão só, ressoar nas emoções, pois aí é que está a finalidade da música.

Egberto Gismonti, excepcional compositor e multi-instrumentista, dotado de talento ímpar. Brasileiro, nascido em 1947, em pequena cidade do interior do estado do Rio de Janeiro. Caso você ainda não o conheça, então eu fico honrado em lhe apresentar, mesmo que sucintamente, este precioso artista.

Sua música é riquíssima, não só em termos de ritmo, melodia e ritmo; mas também em regionalidade. É perceber o folclore, as raízes culturais do Brasil, conservadas nas suas mais variadas obras. Eu gosto em especial deste vídeo (abaixo), em que ele executa sensivelmente sua música “Palhaço”, no que parece ser um programa de televisão antigo.

Paz, contento e esperança, para resumir vagamente as emoções sentidas por mim ao assistir este vídeo. Um estímulo até exótico quando se trata de ligar a TV.

A saber, Egberto chegou a gravar quinze discos entre 1977 e 1993 para o selo alemão ECM, dez dos quais lançados no Brasil pela BMG em 1995. Por meio de seu selo Carmo, recomprou seu repertório inicial e é um dos raros compositores brasileiros donos de seu próprio acervo. Ao passo que segue produzindo, como no “In Montreal (2001)”, apresentando-se no maior festival de Jazz do mundo, realizado no Canadá.

Abaixo está a sua música Lôro, do LP Sanfona; foi dedicada ao Hermeto Pascoal porque sua mulher, D. Ilza o chamava assim.

Pronto! Agora você segue por sua conta. Estou contente em ter compartilhado um pouco do que eu aprecio e acredito ser proveitoso. No entanto, se você não adorou tanto assim, tudo bem. Indubitavelmente, a música tange o emocional, e mesmo que você prefira ouvir outra peça do seu gosto hoje, não deixe de observar as emoções que ela lhe faculta refletir. Por certo, se beneficiará ainda mais do seu conteúdo. Conversaremos mais sobre isso posteriormente, bem como em outro possível tema, a “Inteligência Emocional”. Você gostaria de opinar sobre isso? Então fique à vontade! Para mim é uma grande satisfação dialogarmos mais.

Um forte abraço!

2 comentários sobre “Contento e esperança

  1. Roseana F. Saraiva disse:

    Olá Leonardo, essa primeira música passa uma paz muito grande, e uma agitação de criança, não conhecia a música, embora conhecesse um pouco do trabalho do Egberto Gismonti.
    Eu sou uma pessoa muito auditiva, para mim a música é um instrumento de controle da minha energia, se está baixa coloco determinadas músicas para me inspirar, e outras para me acalmar, quando preciso. Como dirijo muito, sempre tenho comigo uma seleção de músicas no celular para ouvir e manter o alto astral.
    Obrigada por partilhar estas músicas.
    Até o próximo post.

    Curtir

    1. leonardocamy disse:

      Oi Roseana! Eu também sou uma pessoa muito auditiva e a música está muito presente na minha vida, uma verdadeira paixão. Fico feliz com seu comentário, de certa forma o que fez bem para mim fez também a você. Independente do estilo, a música poderá sempre nos auxiliar, não é mesmo? Ela está comigo sempre, me incentivando, acalmando, relaxando, motivando etc. Um grande abraço e obrigado pelo incentivo!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s