O triunfo pela simpatia

Quem não é visto não é lembrado afirma o dito popular. Eu, por exemplo, costumo sugerir aos vendedores que eles não sumam de seus prospectos. Acredito que para conquistar um cliente é necessário estar muito presente na fase de prospecção, criando, desse modo, um vínculo. O fato é que uma certa estima vai se formando entre o vendedor e seu prospecto, e este estreitamento vai promover o sucesso da venda. Contudo, se baseado num relacionamento agradável. Por certo, gostamos de estar perto de pessoas das quais temos simpatia. No caso do cliente, ocorre o mesmo, ele prefere comprar dos mais chegados. “Preciso, então, me aproximar do cliente para que ele compre de mim”? Sim! Mas, além disso, você deverá despertar um sentimento especial nele: Afeição ou Simpatia.

É necessário, portanto, buscar esta afeição do seu cliente para com você, se o seu objetivo é a influência. Você terá sucesso se ele te admirar, apreciar, prezar, estimar e respeitar. Para isso, você precisará aumentar a sua atratividade em diferentes aspectos. Isso vai melhorar a sua influência e aceitação. Sabia que um desses aspectos de afeição é a atratividade física? Pesquisas indicam que a vantagem pode ser maior do que se pensava. Uma pessoa com atratividade física parece gerar um efeito auréola que se estende a impressões favoráveis sobrepondo a outros como o da inteligência.

Este sentimento de natural inclinação também é influenciado pela semelhança. Nós, por exemplo, concordamos mais com aqueles que se parecem conosco. E para buscar essa simpatia, o elogio é uma excelente ferramenta. Quem não gosta de receber um elogio? O vendedor fará de tudo para ser querido por seu cliente e assim vender mais, por isso a afeição que ele busca é primordial na busca da anuência. Além disso, associar-se a coisas positivas irá contribuir para uma construção dessa afeição por parte do cliente.

Como nosso cérebro está constantemente criando pontes e diminuindo os caminhos para nos automatizar, a construção das boas associações, semelhanças e demais recursos geradores de afeição, devem ser exploradas ostensivamente. Presumo não ser necessário muito discurso ou raciocínio acerca dessa técnica de influência. Podemos construir afeição com atitudes simples de cortesia, respeito e um simples sorriso. Quando dizemos que gostamos de alguém, muitas vezes nem entendemos o por que, apenas gostamos. Não é mesmo? Então busque a afeição de seus clientes sem dispensar essas qualidades: ética, respeito e cortesia. Agindo assim, além de construir bons relacionamentos, você terá mais um recurso poderoso no esforço de influenciar.

Eu já li à respeito de determinadas técnicas totalmente desvinculadas da ética, que com certeza não estarão neste blog; além de eu não confiar na eficácia de tais técnicas para o longo prazo. Espero estar contribuindo com você. Se quiser expor sua opinião abaixo, sinta-se à vontade. Será uma satisfação! Um forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s